segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Edgar Müeller - Das ruas para o mundo!
Nenhum museu abre espaço para estas obras gigantes de 150 metros quadrados. Mas as criações de Edgar Müeller já se espalharam pela internet, com trabalhos na Grã-Bretanha, na Irlanda e no Canadá. Para quem não quer enxergar, é só um monte de tinta e uma figura deformada no chão. Na verdade, é uma obra de arte em que o observador participa. Quem olha da maneira certa é transportado imediatamente para um mundo de sonhos.
O efeito de 3ª dimensão só é percebido a partir de um ponto específico, onde Edgar instala um tripé com uma câmera e uma lente de observação. A reação do público é sempre a mesma. O desinteresse vira curiosidade, que se transforma em entusiasmo. E de repente: o espanto e o encantamento.
Esse mágico das tintas já fez surgir uma caverna em pleno centro de Londres. Na cidade canadense de Moose Jaw, uma imensa cachoeira desafiou a coragem dos moradores. E, em cinco dias de trabalho, Edgar fez baixar a temperatura, e trouxe de volta a era do gelo para o litoral da Irlanda. Os irlandeses se viram à beira do abismo, ou então ganharam o poder de caminhar sobre o vazio.
Edgar diz que utiliza uma técnica chamada anamórfica, que já era usada por Michelangelo e Leonardo da Vinci na pintura de murais. O resultado é capaz de nos deixar duvidando dos próprios olhos. É ao mesmo tempo arte e diversão. Todo mundo pode olhar, pisar, participar, viajar. Com aquela velha desculpa de "levar as crianças para brincar um pouquinho", os adultos brincam ainda mais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
é fantástico o trabalho desse cara
ResponderExcluirnão tem nem como descrever...