Salve Povo!
Estava eu, vindo de ônibus para o campus, nessa manhã fria (tá, não está tããão frio) e prestando atenção na paisagem. Já em casa notei os vestígios que a noite rigorosamente gelada de ontem havia deixado. Gotículas de orvalho por todas as plantas - tudo praticamente encharcado. Mas enfim, cheguei no campus e me deparei com o nosso belíssimo lago. Antes de o ônibus fazer a curva, parecia-me ter visto "vaporzinho" saindo de alguns pontos da margem frontal do lago (ali onde as pessoas sentam pra dar pão para os peixes). E quando o ônibus passou da curva, pude ver, lá no fundão, Brumas. Sim, algo tão simples mas inexplicavelmente maravilhoso. É inevitável, mas quando vejo Brumas, me vem à mente a Europa na idade média - principalmente com seus tantos personagens míticos como magos, elfos, cavaleiros, rangers... Enfim, lembrei-me então também de um artista português do qual eu gosto muito. Henrique Gabriel é seu nome. Talvez por uma das áreas de atuação dele ser a ilustração, seus trabalhos remetam muito às historias da minha infância.
Henrique Gabriel, nascido em 1960, é um apaixonado pesquisador do cavaleirismo e do mítico Santo Graal (taça, relatada principalmente pela literatura britânica, que teria alguns poderes místicos - o Rei Arthur manda os Cavaleiros da Távola Redonda atrás do Graal para salvar o seu reino, por exemplo - e ligação com Jesus). Há pinturas diversas que ilustram o Santo Graal e há também uma exposição do artista, intitulada "Na Senda de D. Quixote" que é justamente uma coleção de ilustrações do personagem da literatura espanhola (de Cervantes) mais famoso. Ademais, há representações de outros "ítens" que indicam a "medievlidade" de seu trabalho, como bibliotecas nos moldes da idade média, cavaleiros, castelos, navios de vela, etc. A cor que Henrique Gabriel emprega, ajuda muito nessa interpretação, pois geralmente são tons mais terrosos e sombras, que dão aparência de "ambientes no lusco-fusco".
Bom, esta é uma interpretação bastante pessoal, e provavelmente nem todo mundo vai concordar comigo, mas fica. para conferir, um site que tem muitas fotos das exposições e obras dele: http://www.circuloarturbual.com/ArtesPl%C3%A1sticas/Pintura/HenriqueGabriel.aspx
E alguns trabalhos:





Cavaleiros do Apocalipse
Por: Luise Walber

10) Um filme? Não lembro um em especial.
11) Uma música? Esta pergunta é a mais difícil da minha vida, gosto de muitos rítmos, a música carrega memórias de momentos muito diversos... diz algumas coisas que não sabemos dizer...
12) Uma comida? Aprecio bom prato, gosto de experimentar a culinária de culturas diferentes, churrasco, fungui, salada mexicana,não escolheria batata doce.
13) Um hobby? Viajar, gostaria de ter tempo de dirigir sem compromisso.
14) Um mico? Já fui a um casamento sem desmanchar um anel do cabelo, não apareceu em nenhuma foto, só vi no iníco da festa, fui ao toalete tirei e se alguem tinha percebido não me disse... (tb nunca contei p ninguém só p vc).
15) Se essa Sala Java fosse minha... (continue a frase). . . . mandava labrilhar com pedrinhas de brilhantes, não economizaria em nada para mante-la aberta, com um calendário de exposições com nomes locais, nacionais e internacionais... largava minhas outras ocupações e trabalharia 40 horas lá para desenvolver projetos de interação com todos os tipos de público.
16) Como você se vê daqui 20 anos? Acho muito tempo, não consigo ver lá, mas espero manter a lucidez, ser pró ativa até o último dia.
17) A senhora foi a primeira coordenadora da Sala de Exposições Java Bonamigo, sempre bem elegante, tanto nas aulas ministradas, quanto nas aberturas de exposições, em uma delas exibiu um modelito composto por um vestido e uma meia calça nunca vista antes, é verdade que tens uma coleção de meias exóticas? Não sei se é uma coleção, tenho algumas, esta citada é bem especial chamou a atenção na vitrine e não pude viver mais sem comprá-la, são figuras coloridas que pintam toda a perna. Quando ocupamos determinadas funções temos o compromisso com a maneira como nos apresentamos, dar aulas , ou estar em eventos do curso é muito prazeiroso para mim, talvez isto seja visto como elegância. Ps. Quando fui eleita para a coordenção da Sala Java, não estava usando a referida meia.
18) Por último, mas não menos importante: Você tem namorado? Estou sem namorado no momento e isto não é menos importante.
