quarta-feira, 28 de abril de 2010

Henrique Gabriel

Salve Povo! Estava eu, vindo de ônibus para o campus, nessa manhã fria (tá, não está tããão frio) e prestando atenção na paisagem. Já em casa notei os vestígios que a noite rigorosamente gelada de ontem havia deixado. Gotículas de orvalho por todas as plantas - tudo praticamente encharcado. Mas enfim, cheguei no campus e me deparei com o nosso belíssimo lago. Antes de o ônibus fazer a curva, parecia-me ter visto "vaporzinho" saindo de alguns pontos da margem frontal do lago (ali onde as pessoas sentam pra dar pão para os peixes). E quando o ônibus passou da curva, pude ver, lá no fundão, Brumas. Sim, algo tão simples mas inexplicavelmente maravilhoso. É inevitável, mas quando vejo Brumas, me vem à mente a Europa na idade média - principalmente com seus tantos personagens míticos como magos, elfos, cavaleiros, rangers... Enfim, lembrei-me então também de um artista português do qual eu gosto muito. Henrique Gabriel é seu nome. Talvez por uma das áreas de atuação dele ser a ilustração, seus trabalhos remetam muito às historias da minha infância.
Henrique Gabriel, nascido em 1960, é um apaixonado pesquisador do cavaleirismo e do mítico Santo Graal (taça, relatada principalmente pela literatura britânica, que teria alguns poderes místicos - o Rei Arthur manda os Cavaleiros da Távola Redonda atrás do Graal para salvar o seu reino, por exemplo - e ligação com Jesus). Há pinturas diversas que ilustram o Santo Graal e há também uma exposição do artista, intitulada "Na Senda de D. Quixote" que é justamente uma coleção de ilustrações do personagem da literatura espanhola (de Cervantes) mais famoso. Ademais, há representações de outros "ítens" que indicam a "medievlidade" de seu trabalho, como bibliotecas nos moldes da idade média, cavaleiros, castelos, navios de vela, etc. A cor que Henrique Gabriel emprega, ajuda muito nessa interpretação, pois geralmente são tons mais terrosos e sombras, que dão aparência de "ambientes no lusco-fusco".

Bom, esta é uma interpretação bastante pessoal, e provavelmente nem todo mundo vai concordar comigo, mas fica. para conferir, um site que tem muitas fotos das exposições e obras dele: http://www.circuloarturbual.com/ArtesPl%C3%A1sticas/Pintura/HenriqueGabriel.aspx

E alguns trabalhos:

Cavaleiros do Apocalipse

Por: Luise Walber

Um comentário: