terça-feira, 1 de junho de 2010

Falecimento de Louise Bourgeois

.
.
Pessoal, triste notícia! Infelizmente, a artista plástica Louise Bourgeois faleceu nesta semana. Segue a notícia do iG São Paulo do dia 31/05/2010: .
.
Louise Bourgeois morre em Nova York
Artista plástica, uma das mais importantes do século, tinha 98 anos.
.
A franco-americana Louise Bourgeois, uma das mais importantes artistas plásticas do século 20, morreu nesta segunda-feira, aos 98 anos, em Nova York. Nascida em Paris, ela vivia nos Estados Unidos desde o final da década de 30. Apesar de ter se expressado nas mais variadas formas de arte, Bourgeois era conhecida principalmente por suas esculturas. Uma de suas séries mais famosas leva o título de Maman - em francês, mãe. São aranhas de até nove metros de altura, feitas nos anos 90, espalhadas por diversas cidades do mundo. Uma delas está no Museu de Arte Moderna de São Paulo, numa sala especial que permite que ela seja vista da marquise do Parque Ibirapuera. Segundo informações do jornal New York Times, Bourgeois estava internada no Beth Israel Medical Center, em Manhattan, desde o último sábado, depois de sofrer um ataque cardíaco. Apesar de ter feito sua primeira exposição em 1949, a artista só obteve reconhecimento internacional a partir dos anos 70. O museu Tate Modern, em Londres, sediou uma grande retrospectiva de sua carreira em 2007. A exposição depois seguiu para Paris e Nova York.
.
.
Há também uma nota nos obituários do Zero Hora de hoje do qual segue uma cópia: .
.
Louise Bourgeois
A artista plástica Louise Bourgeois morreu ontem, aos 98 anos, em um hospital em Nova York, devido a um ataque cardíaco. A morte foi anunciada pela diretora de seu estúdio, Wendy Williams, ao The New York Times. A escultora conviveu com diversos mestres da arte moderna, como o espanhol Miró, e teve grande influência sobre muitos artistas, em especial, as mulheres. Ela mantinha em seu ateliê uma espécie de aula, na qual aconselhava jovens sobre seus trabalhos. Nascida na França, Bourgeois passou a maior parte da vida nos Estados Unidos. Ela ficou conhecida no Brasil por sua enorme obra Aranha, que está em exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Parque Ibirapuera. As esculturas que ela produziu em madeira, metal e pedra quase sempre tinham formas orgânicas e referências sexuais. Contudo, o tema principal da obra de Bourgeois era a necessidade de proteção e alimentação do ser humano em um mundo assustador. Para o crítico de arte Robert Hughes, Bourgeois era a “mãe da identidade feminina artística americana”, cuja “influência em jovens artistas é enorme”. Bourgeois ganhou em 1997, das mãos do então presidente americano Bill Clinton, a Medalha Nacional de Arte dos EUA. Viúva desde 1973, ela deixa dois filhos, dois netos e um bisneto. Um terceiro filho, Michel, morreu em 1990.
.
.
Para quem ainda não conhece o trabalho da artista, deixo como aperitivo algumas imagens aqui. Vale a pena conferir!
.
..
.
.
.
.
. .
. .
. .
.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
.
.
.
Postado por Luise Walber

Nenhum comentário:

Postar um comentário