quarta-feira, 2 de junho de 2010


Salve Povo! vocês já ouviram a frase "Quem ama, esculhamba"? Pois bem. Não consegui pensar em melhor frase para enunciar o Raio X deste mês que, por acaso, diz respeito à nossa amiga (aliás, amiga não né - tomodachi) Franciele Blaszak - ou Máe pra quem preferir - para a qual fizemos questão de ressuscitar as perguntas dos antigos Raio X's que ela mesmo achava meio "babacas" (me faltou uma palavra para uma melhor definição no momento). Espero que gostem! ^^




1) Qual sua graça?
Franciele. Sou Blaszak de casa.

2) Cidade?
Hmmm... Pode ser qualquer uma? Tokyo ^^ Ah, se é sobre onde nasci, foi em Ijuí mesmo...

3) Qual é o seu signo?
Não leio horóscopo ¬¬"

4) Se pudesse, quem você ressuscitaria?
Ninguém... É complicado reorganizar a vida depois que alguém ligado a você morre, imagine só se pudéssemos ressuscitar alguém! Seria uma bagunça...

5) Se pudesse, em quem você “passaria a borracha”?
Em ninguém... As pessoas que passam pelas nossas vidas deixam suas marcas, boas ou ruins, e isso é algo que nos constitui, acabam fazendo parte do que nos tornamos.

6) O que você faz?
Atualmente sou acadêmica do Curso de Artes Visuais, bolsista do Projeto de Extensão Laboratório de Artes e Design e professora de desenho e pintura nas oficinas do Programa AABB Comunidade. Além disso, cuido dos meus cachorros, assisto anime e leio mangá, e nas manhãs livres, me dedico ao estudo e aperfeiçoamento das técnicas de desenho.

Preparaçóm pra bater uma kodak.


7) O que você não faz?
Algumas coisas que eu gostaria muito de fazer, mas que no momento não posso... Por exemplo, os cursos da Quanta Academia de Artes... Mas um dia eu estarei estudando lá, estou me esforçando para conseguir isso =^^=

8) Um artista preferido?
Atualmente, gostaria de citar o mangaka (autor de mangá) Sorachi Hideaki, autor de Gintama (uma série de comédia, que mescla alguns elementos de ação e drama). Espero um dia desenhar uma história tão divertida quanto Gintama ^^

9) Em que época você gostaria de ter nascido?
A melhor época é o presente... Eu não queria ter nascido numa época sem energia elétrica ou internet!!!

10) Livro de cabeceira? No caso de você dormir no chão, qual é o seu livro preferido?
Eu não durmo no chão, mas não tem cabeceira na minha cama... Tem umas prateleiras, logo acima, cheias de livros... Entre os títulos que estão lá, gostaria de citar Caninos Brancos e O Chamado Selvagem, ambos de Jack London. Também curto as aventuras de Sherlock Holmes, de autoria de Conan Doyle. Atualmente estou lendo Dracula, de Bram Stoker... E a todos recomendo Shogun, uma excelente obra de James Clavell.

11) Um filme?
Ran, do cineasta japonês Kurosawa Akira, é um dos meus preferidos. Cito ainda Ame Agaru, o último filme de Kurosawa e que foi finalizado por Takashi Koizumi.

12) Uma música?
Rewrite, do Asian Kung-Fu Generation. Foi tema de uma das aberturas de Full Metal Alchemist... Lembro quando ouvi pela primeira vez, foi tão legal *.*


Fazendo uma mediaçóm


13) Uma comida?
Nada específico... Mas eu adoro doces, frituras e massas... Vocês não perguntaram sobre bebida, mas eu não sobrevivo sem café *¬*

14) Um hobby?
Fazer bolo ^^

15) Uma glória?
Ter tempo para fazer as coisas que gosto...

16) Uma tragédia?
Ter pouco tempo para desenhar T.T Desenho é algo aperfeiçoado através de muita prática, acho o domínio técnico essencial.

17) Se você botasse um ovo, o que nasceria dele?
Uma caixa de giz pastel seco. Ainda não trabalhei com esse material!

18) Um mico?
Em uma das oportunidades que a TV Pampa veio filmar uma exposição da Sala Java, o repórter me entrevistou, mas tivemos que reiniciar a gravação umas quatro vezes, pois eu estava muito nervosa... =^^=


Familia da Sala Java - Maioral, Pequéna, Máe e Páe


19) O que você quer ser quando crescer?
Eu gosto muito de desenhar, então gostaria de ter uma profissão que permita que eu desenhe em trabalho e à trabalho, hehe ^^

20) O que pode ser pior do que a Máe esperando o salamunháco que o Páe foi comprar no bolicho pra fazer as bolachas pintadas e que até hoje num apareceu?
Ma deusulivre, ma nom tem coisa pior do que o Páe! Ma esse hóme é uma plasta! Me vai lá no bolichóm do Gringo Bruschetta e fica prosiando, e nom me traiz o salamunhaco! Ma é uma falta de relaxamento!

21) Se você pudesse levar o Deninho para casa, o que faria com ele?
Eu o deixaria assistir uns animes, e o estimularia a fazer amizade com os lagartos que vivem no quintal dos meus vizinhos. O Deninho é um menino sério demais, que está sempre lendo aqueles livros de arte... O pobrezinho acha que se estudar bastante o estilo rococó, o pai dele vai se importar com ele...

22) Se essa Sala Java fosse minha...
Procuraria dar mais visibilidade para ela. Investiria muito em divulgação, a fim de mostrar para a cidade e para a região que a Sala Java Bonamigo também é um espaço de lazer, e aberto a todos.

23) Qual super poder você gostaria de ter?
Eu gostaria de poder falar com os animais... Comunicar-me com eles de uma forma mais direta do que é possível.

24) Explique, para não haver mais problemas de comunicação entre você e seus colegas, o que as tantas palavras que você sempre usa, querem dizer. Por exemplo: “oyasumi nasai”, “doumo arigatou gozaimasu” e “tasukete” entre outros. (Por favor, não esqueça de escrever também como se pronuncia).
Bem... oyasumi nasai é boa noite (dito antes de dormir); domo arigato gozaimashita é uma forma polida de dizer muito obrigado. Tasukete pode ser compreendido como “socorro!”.
Como não falo japonês, não me sinto autorizada a dar mais explicações... ¬¬"

25) Por último, mas não menos importante: Você tem namorado?
Atualmente, eu sou o que chamam de “benzedeira de tormenta” (solteira ^^).







Postado por Luise Walber

2 comentários:

  1. Lembramos de que a Franci disse que esse raio X é a verdadeira prova de que tudo que você faz acaba voltado pra você...heheheh a Fran foi a grande criadora dessas perguntas e o que não esperava era ter que responde-las, mas como diria a Máe: - Um dia a vorta vem!!!heheheheh

    ResponderExcluir
  2. Essa Franci é uma comédia em?! kkkk! Quero agradecer por ter sido sempre gentil em receber a mim e meus pais na Sala Java em algumas exposições que fiz e que visitamos... Mts abraços! Vou sentir saudades colega!

    ResponderExcluir